Dez 03

Tarifas liberalizadas de gás dão descontos até 15% face aos preços regulados

card_luz_lampada

A diferença entre as tarifas praticadas no mercado liberalizado de gás natural e no regulado oscila actualmente entre 5% e 15%.

As contas são da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e têm por base as ofertas comerciais disponibilizadas para os consumidores domésticos.

“Para uma família, sem filhos, o mercado oferece propostas comerciais duais [electricidade e gás natural] que apresentam uma poupança de até 15,3% de desconto, face à tarifa transitória”, sublinhou o presidente da ERSE, Vítor Santos, durante o congresso sobre “Gás Natural – Evolução do Mercado”, promovido pela Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural.

Quando a proposta é exclusivamente de gás natural, este valor desce para 5,1%, quando comparada com o preço fixado pelo regulador.

Mostrando-se satisfeito com a evolução do processo de liberalização do sector do gás natural, Vítor Santos, destacou ainda que dois terços dos clientes residenciais já optou pelo regime de preços livres, um cenário que já cobre a totalidade dos consumidores industriais.

Comparativamente a 2012, quando o processo deu o pontapé de saída para este segmento de consumidores e existia apenas um comercializador, hoje esse número passou para três. Também as ofertas comerciais passaram de uma para 26.

Vítor Santos disse ainda que tudo fará para continuar a defender os interesses dos consumidores, destacando uma cada vez maior exigência a nível de redução de custos, ajustamento das taxas de remuneração de activos regulados e metas de eficiência mais exigentes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.