A maioria das pessoas com crédito à habitação, desconhece qual a cobertura de invalidez que tem no seu seguro de vida.
Na cobertura de invalidez, existem duas opções ITP e IAD.
Mas o que significam essas siglas?! Seguem os conceitos:
ITP – Salvaguarda o pagamento da dívida existente à data de um diagnóstico de invalidez a partir de um grau de desvalorização de 66% (1ª e 2ª pessoa segura), que impeça a pessoa de exercer uma actividade remunerada de forma total e definitiva
IAD – Salvaguarda o pagamento da dívida existente à data de um diagnóstico de invalidez absoluta e definitiva , impossibilidade de exercer qualquer profissão remunerada e dependente de terceiros para desempenhar as funções vitais.
A diferença entre ambas, pode não parecer mas é muito grande.
A ITP garante que se a pessoa segura tiver um problema de saúde ou um acidente que lhe provoque uma invalidez (superior à taxa contratada), a cobertura é accionada e o seguro liquida o crédito habitação do cliente.
A IAD apenas é activada quando a pessoa segura fica completamente dependente de terceiros para as funções vitais, tais como a sua higiene diária, alimentação, etc.
O desconhecimento das condições e possibilidade de se ter um seguro com pouca proteção pode significar graves consequências em caso de um acidente ou doença (sinistro).
Pense em si e na sua família e verifique as suas condições.