Dez 09

Saiba como investir

 

como investir

Conseguir poupar é, por si só um grande desafio, para muitas pessoas. Então saber como poupar de forma disciplinada e saber investir para rentabilizar ao máximo as poupanças pode parecer uma tarefa impossível.

Também a segurança dos investimentos, a certeza de que o dinheiro investido estará seguro, é uma questão que preocupa muitas pessoas. Devido à turbulência existente no sector financeiro nos últimos anos, mas também porque apesar de hoje em dia termos acesso a muita informação, muitas vezes isso só aumenta as dúvidas e gera confusão.

Se está a pensar em investir, em primeiro lugar deve ter em conta os seus objectivos e o seu perfil de risco.

A escolha dos investimentos deve ter em conta os objectivos da poupança, os prazos em que pretende investir, a sua idade, a possibilidade de mobilizar os valores aplicados e, naturalmente, os riscos que está disposto a correr.

Na hora de investir aposte na diversificação, aplicando o seu dinheiro em produtos e entidades variadas. Como se costuma dizer: não se deve por os ovos todos na mesma cesta.

Procure investir em prazos diferenciados, com investimentos de curto, médio e longo prazo. Naturalmente, investimentos mais longos tendem a oferecer rentabilidades superiores.

A curto prazo (até 1 ano) invista o valor que possa vir a necessitar em caso de alguma dificuldade ou emergência. A médio (2 a 5 anos) e longo prazo invista de acordo  com os objectivos que se propôs alcançar.

Tenha atenção para não investir em produtos cuja taxa de rentabilidade líquida seja inferior à da inflação.

Não invista sem ter a certeza do que está a fazer. Procure a ajuda de especialistas, que o possam informar e aconselhar de acordo com o seu perfil e objectivos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.