Nov 22

O que é a Literacia Financeira?!

literacia financeira

A literacia financeira consiste no conjunto de conhecimentos e informação sobre temas e conceitos financeiros básicos, que cada pessoa tem.

Pessoas mais informadas, têm maior capacidade para tomarem decisões económicas e financeiras, mais fundamentadas, adequadas e que contribuam para a sua estabilidade e qualidade de vida.

Estas competências, permitem melhorar, desde a gestão do orçamento familiar,  planeamento de despesas, escolha de serviços e produtos financeiros mais adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhe sejam mais vantajosas.

No entanto, nos dia de hoje, o sistema bancário e financeiro torno-se mais complexo, dinâmico, e competitivo, revelando-se cada vez mais difícil para o cidadão comum deter as competências e know-how técnico específico, que lhe permita, fazer as suas escolhas da forma mais adequada e informada.

A variedade muito grande de produtos, serviços, e até designações complexas e diferentes de instituição para instituição, aumentam a dificuldade da escolha e, podem ter implicações no futuro de uma família durante vários anos.

Uma das formas de colmatar esta dificuldade, será recorrer a consultores financeiros, profissionais experientes e conhecedores do mercado, que possam prestar apoio técnico especializado, analisando as múltiplas alternativas existentes, utilizando o perfil do cliente como suporte para essa análise.

Ao recorrer a estes serviços não só poupa tempo como dores de cabeça e evita escolhas menos indicadas que poderão significar a perda de milhares de euros ao longo dos anos.

Veja também os resultados do último estudo feito em Portugal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.