Nov 14

Não consegue poupar?!

mulher_mealheiro

Algumas pessoas não conseguem mesmo poupar dinheiro, mas muitas outras poderiam poupar, nem que fosse apenas 1% do seu salário, ou um pequeno valor a definir.

Poupar algum dinheiro pode parecer impossível, com todas as contas e despesas que tem para pagar, no fim do mês não sobra dinheiro para a poupança. O erro que muitos cometem é este: querer poupar o que sobra no final de cada mês.

Seja o primeiro a receber!

A pessoa mais importante da sua vida é você, por isso mesmo, e por uma questão de respeito, deve ser o primeiro a receber!

Pague-se a si mesmo, antes de pagar as suas contas, antes de comprar seja o que for. Ou seja, a primeira “conta” a pagar deve ser a sua, como se de um imposto se tratasse.

Como começar a poupar?

Primeiro tem de definir a poupança como algo de prioritário para si, para a sua família. Defina um valor que consiga poupar, por pouco que seja, com o passar do tempo e o aumento da disciplina irá conseguir poupar mais, talvez 10 ou 20%.

Para conseguir poupar é preciso ter disciplina e alterar alguns hábitos pessoais ou a mudar alguns padrões de consumo. Caso não o faça, irão sempre surgir novas razões que o vão impedir de poupar.

A forma mais fácil para começar é colocar o valor que definiu numa aplicação de poupança no início de cada mês. Ou se achar isso difícil, utilizar a ”técnica do envelope”, que consiste em colocar o valor que pretende poupar dentro do envelope, no início do mês, e não lhe mexer mais!

Desta forma está a fazer um investimento programado,  que lhe vai permitir acumular riqueza. Com o passar do tempo, e com o hábito, acaba por não sentir a falta daquele dinheiro e perde um pouco a noção do quanto tem acumulado. Quando for ver pode ter uma surpresa muito agradável!

Poupar, é investir em si e na sua família, é garantir um futuro melhor para todos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.