Nov 26

Dicas simples para fazer compras.

dicas para ir às compras

Não vá às compras com fome

Faça as compras após uma refeição, ou coma algo antes de ir.

Quando fazemos compras com fome, e com comida por todo o lado, somos tentados a comprar mais alimentos e não só compramos mais alimentos, como também fazemos escolhas menos correctas.

Faça uma lista de compras

 Utilize uma lista para identificar as suas necessidades e compre somente o que pretende.

Se não o fizer,com tantas opções, e técnicas de marketing desenvolvidas para aumentar o consumo, facilmente irá comprar coisas que não precisa. Lembre-se que se não utilizar lista, e´um simples sim ou não, no momento, que ditará se os produtos entram ou não no carrinho de compras.

Utilizar lista tem outras vantagens, como evitar o risco de se esquecer de algum produto que lhe faça mesma falta, e diminui o stress de andar às compras, pois não tem de andar a puxar pela cabeça a pensar o que é que ainda falta comprar!

Também lhe vai permitir fazer as compras poupando tempo, pois já sabe o que vai comprar. Para que efectivamente poupe tempo e respeite a lista, é importante que organize a forma como percorre o supermercado, escolhendo os corredores a onde deve de ir e evitando andar para trás e para a frente.

 

Como saber o que comprar e que quantidades?!

Deve identificar os produtos que fazem falta em casa, e ter em conta o número de pessoas que vivem na casa, os hábitos existentes, quantas refeições tomam em casa.

Estime as quantidades que irá precisar para o período para qual vai comprar (semanal, mensal), e nas primeiras vezes verifique se a quantidade que comprou foi a correcta ou se é necessário ajustar.

Se tiver crianças, experimente envolvê-las nesta tarefa, é uma forma de participarem e criarem hábitos de planeamento que serão úteis na formação.

 

É melhor fazer compras mensais ou semanais?!

Não existe uma opção certa e outra errada. Depende das necessidades de cada um, da seu perfil e organização.

Fazer compras mensais, significa comprar maiores quantidades, e despender menos do seu tempo para esta tarefa. Por outro lado, não consegue ter acesso a tantas promoções.

Fazer compras semanais, exige-lhe dedicar um pouco mais de tempo às compras, pois tem de o fazer mais vezes, mas oferece-lhe a oportunidade de usufruir de mais promoções.

No entanto existem produtos que é mesmo necessário ser comprados com outra regularidade, como pão, leite fresco, verduras, etc.

Experimente e veja qual a forma que melhor se adapta a si e à sua família.

 

Como fazer a lista?!

Pode imprimir a lista que disponibilizamos e assinale os produtos e quantidades necessárias até ir novamente às compras (semana, mês).

Se tiver a lista afixada em algum lugar, qualquer membro da família, quando se aperceber que um produto terminou ou está a terminar e poderá assinalar na lista a necessidade de o repor.

 

Utilize a  nossa Lista de Compras ou personalize-a ao seu gosto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.