Dez 04

Conheça as cinco decisões anunciadas pelo BCE

BCE

Mario Draghi acrescentou mais medidas de estímulo ao arsenal do Banco Central Europeu para garantir a estabilidade dos preços na zona euro.

Conheça as cinco decisões anunciadas hoje pelo BCE

Compra de activos vai durar mais seis meses

O programa alargado de compra de activos – aquisição de títulos de dívida pública, dívida titularizada e obrigações cobertas – mantém o valor total de 60 mil milhões de euros por mês, mas será prolongado. Em vez de Setembro de 2016, vigorará até Março de 2017. Ou além desse prazo, “até o Conselho de Governadores ver um ajustamento sustentado na trajectória da inflação consistente com o seu objectivo de atingir taxas de inflação abaixo, mas próximas de 2% no médio prazo”.

 

Programa de compra vai abranger novos activos

Ao ficar mais tempo no mercado, o BCE fica a necessitar também de mais activos elegíveis para o seu programa, passando a incluir títulos emitidos por outras entidades, como regiões e autarquias da zona euro.

 

Reinvestir juros obtidos com activos

Mario Draghi anunciou a decisão de reinvestir os valores dos juros a receber dos activos que o banco central detém, ao abrigo do programa alargado de compra em curso, à medida que forem vencendo. Os detalhes técnicos desta medida serão divulgados mais tarde, mas o objectivo é contribuir “tanto para condições de liquidez favoráveis como para uma posição apropriada da política monetária”, segundo Mario Draghi. O presidente do BCE realçou que esta medida terá impactos importantes para que o banco central consiga cumprir os seus objectivos.

 

Reduzir a taxa de depósito junto do BCE

O banco central manteve as taxas de juro aplicáveis às operações principais de refinanciamento e à facilidade permanente de cedência de liquidez, mas baixou em 10 pontos base o valor da taxa de depósito, para -0,30%. Essa redução desincentiva os bancos a parquearem a sua liquidez junto do banco central, levando-os a canalizar mais crédito às empresas e às famílias.

 

Prolongar a cedências de liquidez à banca

O BCE decidiu também continuar a conduzir operações de refinanciamento de prazo alargado de montante ilimitado com taxa fixa até pelo menos 2017 e pelo tempo que for necessário.

Artigo visto em: Conheça as cinco decisões anunciadas hoje pelo BCE (Económico)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.