Com a liberalização do mercado de energia eléctrica em Portugal, atualmente os consumidores têm um leque alargado para escolha do seu operador de energia eléctrica.
Assim podem escolher o operador de energia eléctrica e a tarifa de eletricidade que melhor se adequa às suas necessidades e consumos.
Com a existência de um número alargado de comercializadores, veio também a oferta de nova tarifas, diversas opções e ofertas, o que pode dificultar um pouco a escolha!
Em primeiro lugar à que definir a Opção Horária.
A opção horária é a forma como a eletricidade é cobrada em função do horário de consumo, e determina se se o preço do consumo de eletricidade é sempre o mesmo ou se há horários com preços mais económicos do que outros. A opção horária obedece a um de dois ciclos, o diário ou semanal.
Em algumas tarifas, os horários também podem variar de acordo com a época do ano. O ano divide-se em período de verão e período de inverno. Esta divisão coincide com a hora legal.
Ciclo Diário
- Tem 70 horas.
- O período horário é igual todos os dias do ano (não existe distinção entre dias de semana ou fim de semana).
- Tem sempre 10 horas de vazio por dia
Ciclo Semanal
- Tem 76 horas.
- Os períodos horários mais económicos são diferentes nos dias úteis e aos fins de semana
- 2ª a 6ª feira, 7 horas de vazio
- Sábado, 17 horas de vazio
- Domingo, 24 horas de vazio
Quais são as tarifas disponíveis?
Para os consumidores domésticos, existem 3 tarifas:
Tarifa Simples – O preço da energia consumida é a mesma todos os dias da semana e em qualquer época do ano.
Tarifa Bi-horária – Existem dois preços da energia, aplicáveis consoante o horário de consumo.
Se optar pelo ciclo semanal, o horário varia também em função da época do ano.
Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno e fins de semana, onde é mais frequente a utilização de grandes eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa, louça, forno ou aquecimentos.
Horas fora de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais caro.
Tarifa Tri-horária – Existem três preços da energia, aplicáveis consoante o período do dia em que essa energia é consumida.
Quer opte pelo ciclo semanal ou diário, o horário varia em função da época do ano.
Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno e fins de semana.
Horas de cheias: horas em que o consumo de eletricidade é cobrado a um preço intermédio.
Horas de ponta: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais caro.
Parece-lhe complicado? Qual Escolher?
Em primeiro lugar, verifique o seu histórico de consumo e o seu estilo de vida, para definir qual a tarifa mais vantajosa para as suas necessidades.
Depois pode utilizar o Simulador, Portal ERSE – Escolha de Comercializador, para ver qual operador de energia eléctrica, com a melhor opção para si, com base numa estimativa para o valor anual da fatura de eletricidade do cliente em BTN e por aplicação das diversas tarifas dos comercializadores de energia elétrica.
Fontes: ERSE, EDP